A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FDT), realizou, nesta segunda-feira, 22/6, uma blitz educativa na avenida Brasil, no bairro Compensa, zona Oeste da capital. A ação integra a programação do “Junho Violeta”, campanha de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa, e também faz parte das atividades da operação “Virtude”.
Durante a mobilização, equipes da FDT percorreram a área orientando moradores, comerciantes, trabalhadores e pedestres sobre os direitos da pessoa idosa, os diferentes tipos de violência que podem atingir essa população e a importância do respeito, da proteção e da valorização do envelhecimento.
O diretor-presidente da Fundação Doutor Thomas, Eduardo Lucas, destacou a importância de levar a campanha para espaços de grande circulação, ampliando o alcance das ações de conscientização junto à população.
“O ‘Junho Violeta’ é um importante instrumento de conscientização social. Ao aproximarmos essa mensagem da população, fortalecemos a rede de proteção à pessoa idosa e incentivamos uma cultura de respeito, cuidado e valorização. A gestão do prefeito Renato Junior segue comprometida com a promoção de políticas públicas que garantam mais dignidade, segurança e qualidade de vida para as pessoas idosas de Manaus”, afirmou.
Além das abordagens educativas, a equipe visitou estabelecimentos comerciais da região para orientar lojistas e colaboradores sobre como identificar possíveis situações de negligência, abandono, violência física, psicológica, patrimonial e outras formas de violação de direitos. Também foram distribuídos materiais informativos com orientações sobre os canais de denúncia e os serviços de proteção disponíveis no município.
A iniciativa contou com a receptividade da comunidade local e estimulou reflexões sobre o papel de cada cidadão na construção de uma sociedade mais justa, acolhedora e comprometida com a proteção das pessoas idosas.
Com ações realizadas em diferentes zonas da cidade ao longo do mês, a gestão municipal segue promovendo o fortalecimento da rede de proteção e a garantia dos direitos da pessoa idosa, levando informação e conscientização para mais perto da população.
—– —— —-
Texto – Fábio Simões/FDT
Fotos – Marília Freire/FDT












