A Prefeitura de Manaus deu continuidade, nesta sexta-feira, 26/6, à ação integrada “Manaus que a Gente Cuida”, no bairro Cidade de Deus, zona Norte da capital, com serviços de infraestrutura e limpeza. A iniciativa reúne diversas secretarias municipais com o objetivo de levar serviços essenciais diretamente às comunidades, aproximando a gestão pública da população e promovendo mais dignidade e qualidade de vida aos moradores.
Coordenada pelo prefeito Renato Junior, a ação contempla frentes de infraestrutura, saúde, assistência social e limpeza urbana, com intervenções simultâneas em diferentes pontos do bairro.
Na área de infraestrutura, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) segue executando serviços de recuperação viária, incluindo a recuperação asfáltica da rua Santa Gertrudes e intervenções na avenida Nossa Senhora da Conceição, com reconstrução de tampas de caixas coletoras e melhorias no sistema de drenagem superficial.
O gestor de infraestrutura da zona Norte, Pio Silva de Souza, destacou a prioridade dada ao bairro nesta etapa da operação. “É uma honra fazer parte dessa equipe técnica e poder atender de perto as demandas da população do Cidade de Deus, levando melhorias que impactam diretamente o dia a dia dos moradores”, afirmou.
Na limpeza urbana, a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) atua com serviços de capinação, varrição, raspagem, poda e coleta de resíduos em todas as ruas do bairro, promovendo um ambiente mais limpo e saudável.
O subsecretário operacional da Semulsp, Laurimar Costa, reforçou que, além da limpeza, a ação também tem caráter educativo. “Estamos com nossas equipes em todas as ruas do Cidade de Deus, realizando capinação, raspagem e varrição, deixando o ambiente mais adequado para a população. Mas é fundamental que cada morador também faça a sua parte e mantenha a cidade limpa após a passagem dos serviços”, destacou.
Na área social, a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) ampliou os atendimentos do Cadastro Único, atualização cadastral, inclusão em programas sociais, visitas domiciliares por meio do CadÚnico em Movimento, além de atendimentos psicossociais e orientações sobre benefícios.
O secretário da Semasc, Wanderson Costa, informou que a ação já ultrapassou 400 atendimentos no primeiro dia. “Nós atendemos mais de 400 pessoas no primeiro dia e seguimos com os serviços até sábado ao meio-dia, garantindo que ninguém fique sem atendimento”, disse.
Na saúde, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) mantém equipes médicas e de enfermagem com atendimentos clínicos, testes rápidos para ISTs, aferição de pressão arterial, controle glicêmico, renovação de receitas e acompanhamento de pacientes hipertensos e diabéticos.
O enfermeiro Luciano Pereira destacou a importância de levar os serviços até os bairros. “A importância dessa ação é justamente aproximar a saúde da população, facilitando o acesso a consultas e atendimentos com nossos profissionais”, afirmou.

Atendimentos
Entre os moradores beneficiados, a aposentada Sueli Marques dos Santos, de 64 anos, buscou informações na escola municipal São Benedito e conseguiu atendimento imediato. “Eu vim só me informar sobre a emissão da Carteira do Idoso e CadÚnico, os servidores já foram me atendendo, foi tudo muito rápido e deu certo, já estou levando todos os documentos imprensos”, relatou.
Já a moradora Clarice Ferreira da Silva, de 63 anos, também foi atendida pela equipe de saúde e destacou a praticidade da ação. “Vim fazer um check-up e aproveitei para resolver outras coisas. É muito bom ter esses serviços perto de casa”, disse.
As melhorias na infraestrutura também foram celebradas pelos moradores. Clarice de Oliveira Souza, que vive há 35 anos no Cidade de Deus, destacou o início das obras de recuperação asfáltica.
“A gente esperava há muito tempo por esse asfalto. A concessionária de água acabou com a nossa rua, buracos e lamas para todo lado, a prefeitura veio restaurou com um asfalto de qualidade, agora vou poder usar saltos. Estou agradecida de ver as promessas cumpridas pelo prefeito Renato Junior, ” comemorou.
A ação “Manaus que a Gente Cuida” segue sendo ampliada e, nas próximas semanas, será levada para outros bairros da capital, reforçando o compromisso da gestão municipal com uma atuação integrada, humanizada e presente nas comunidades.

— — —
Texto – Marcilene Frutuoso/Semcom
Fotos – João Viana/Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCXJaA












