Em sessão da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) nesta quarta-feira (13/08), a deputada estadual Mayra Dias (Avante) voltou a cobrar a conclusão da Casa da Mulher Brasileira em Manaus. Anunciada em 2020, a obra iniciou em março de 2024 e acumula sucessivos prazos: a previsão de entrega passou de março de 2025 para setembro de 2025 e, agora, janeiro de 2026, segundo o Ministério das Mulheres.
“Hoje eu venho à tribuna falar em nome de milhares de mulheres amazonenses que seguem esperando, com esperança e angústia, a conclusão da Casa da Mulher Brasileira. Foram anos de anúncios, contratos, repasses e também de espera”, afirmou Mayra Dias.
Ela relembrou que, desde o Requerimento nº 506/2023, em que pediu a implantação da Casa da Mulher Brasileira em Manaus, tem cobrado agilidade do governo estadual. Entre as ações, citou o envio do Requerimento nº 3057/2024, no qual solicitou informações detalhadas sobre a obra, e que teve como resposta oficial a informação de que a construção estava “dentro do cronograma”.
No entanto, na semana passada, a Justiça Federal confirmou o atraso injustificado e ressaltou o grave prejuízo à coletividade, em um cenário de aumento da violência doméstica no Amazonas. Pelo descumprimento, o Estado e a União foram condenados a pagar R$ 2 milhões em danos morais coletivos.
Para a deputada, o que está em jogo não é apenas o término da construção. “É a vida de mulheres agredidas, ameaçadas e humilhadas, que precisam de um Estado que acolha e proteja. O tempo da violência é imediato, e a resposta do poder público também precisa ser”, finalizou.
Deputada Mayra Dias volta a cobrar conclusão da Casa da Mulher Brasileira em Manaus
Share this article
DESTAQUES
Subscribe
By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read our Privacy Policy.
QUADros de notÍCIAS
Fala News

Prefeitura de Manaus alerta para chuvas intensas nesta quinta-feira
fevereiro 5, 2026





Sine Manaus oferta 261 vagas de emprego nesta sexta–feira, 6/2
fevereiro 5, 2026







