Assembleia Legislativa fortalece legislação de Educação Ambiental no Estado

Celebrado anualmente em 26 de janeiro, o Dia Mundial da Educação Ambiental foi instituído pelas Nações Unidas para conscientizar a sociedade sobre a necessidade de preservar o meio ambiente e promover o desenvolvimento sustentável.

No Amazonas, Estado que abriga a maior porção da floresta tropical do mundo, a data ganha um peso estratégico e é acompanhada por um avanço significativo na legislação estadual.

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) tem intensificado a criação de mecanismos legais para garantir que a preservação não seja apenas um discurso, mas uma prática educativa institucionalizada.

“A educação ambiental é o único caminho para harmonizar o desenvolvimento econômico com a preservação da nossa biodiversidade”, afirma o presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UB).

Um exemplo é a Lei nº 7.098/2024, de autoria do deputado Thiago Abrahim (UB). A norma estabelece a inclusão da Educação Ambiental como conteúdo transversal nos currículos das escolas públicas e particulares. Diferente de uma disciplina isolada, o tema agora deve permear todas as áreas do conhecimento, formando cidadãos conscientes desde a base escolar.

Complementando esse esforço, a Lei nº 8.100/2026, de autoria do deputado Sinésio Campos (PT) e sancionada recentemente no início deste ano, institui as diretrizes para a implementação da Política Estadual de Educação Ambiental. O foco da lei vai além dos muros da escola, alcançando ações comunitárias em todo o estado, garantindo que o conhecimento chegue às populações tradicionais e urbanas.

A legislação amazonense também passou a conectar a educação com a economia circular. A Lei nº 7.931/2025, proposta pelo deputado Cristiano D’Angelo (MDB), criou a Política Estadual de Incentivo à Reciclagem. O diferencial desta lei é o foco humano, promovendo a Educação Ambiental prática, valorizando os Agentes de Materiais Recicláveis.

Calendário de ações

Para garantir que o debate ambiental seja permanente, a Lei nº 7.751/2025, da deputada Mayra Dias (Avante), instituiu a campanha “Junho Verde”. A iniciativa dedica o mês inteiro a ações intensivas de conscientização, aproveitando o período em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) para mobilizar a sociedade civil e o poder público.

Sustentabilidade com foco social

A Casa Legislativa desenvolve várias campanhas que contribuem para a proteção ambiental, e ao mesmo tempo contribuem socialmente.

A campanha Reciclar Ajuda a Sarar arrecada frascos de aerossóis (altamente poluentes se descartados no lixo comum) para reciclagem. A ação é desenvolvida pela Comissão de Assistência Social e Trabalho (CAST), presidida pela deputada Mayra Dias.

Os frascos arrecadados são entregues ao Grupo Raio de Sol, que vende o material e o valor arrecadado é revertido em cestas básicas e fraldas para crianças em tratamento na Fundação Hemoam.

Já a campanha Tampinha Legal, desenvolvida pela Comissão de Direitos Humanos, presidida pela deputada Dra. Mayara Pinheiro Reis (Republicanos), coleta tampinhas plásticas para auxiliar o Grupo de Apoio de Mulheres Mastectomizadas do Amazonas (Gamma), que apoia mulheres com câncer de mama. Já foram arrecadados mais de 1,2 tonelada de plástico.

source

Share this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress