Experiência da prefeitura no rastreamento do câncer bucal é premiada em congresso Norte e Nordeste

A experiência da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), no rastreamento do câncer de boca foi uma das premiadas na “Mostra Norte Nordeste: Aqui Tem SUS”, nesta segunda-feira, 8/9. A premiação marcou o encerramento do 10º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde, que reuniu gestores e profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) das duas regiões, no centro de convenções Vasco Vasques, na zona Centro-Sul da capital, ao longo dos últimos três dias.

A experiência “Ordenamento da rede de saúde bucal para prevenção do câncer de boca na Semsa Manaus” foi eleita a melhor da mostra na categoria de Gestão e Planejamento do SUS. Ela foi escolhida dentre 224 experiências desenvolvidas em cidades do Norte e Nordeste do país, no âmbito da saúde pública, selecionadas para apresentação no congresso em Manaus.

A gerente de Saúde Bucal da Semsa, Cláudia Carvalho, relata que a experiência premiada enfoca a iniciativa desenvolvida pela secretaria para a prevenção, diagnóstico precoce, tratamento e reabilitação dos casos de câncer no município.

“Para nós é um grande reconhecimento, mostrando que o trabalho de planejamento desenvolvido aqui é seguro e efetivo, com resultados positivos em levar saúde de qualidade para a população”, assinala a gestora.

A experiência da Semsa Manaus conquistou o primeiro lugar na 1ª Mostra Comemorativa aos 20 anos da Política Nacional de Saúde Bucal “Brasil Sorridente”, em Brasília, em novembro do ano passado. Cláudia destaca, nesta nova premiação, o reconhecimento entre experiências das mais diversas áreas da saúde pública, como Enfermagem, Controle Social e Saúde Mental, de todo o Norte e Nordeste.

“É gratificante, pois fomos reconhecidos não apenas entre experiências da Saúde Bucal, mas de todas as áreas participantes. Nosso trabalho, da forma como executamos, portanto, serve de modelo para outras categorias, para outras áreas da saúde”, ressalta.

Além da iniciativa voltada à prevenção e tratamento do câncer de boca, outras experiências da Semsa foram relatadas na mostra. Foram elas “Impacto do Julho Laranja na otimização do atendimento odontológico na idade de 0 a 2 anos em Manaus”, também apresentada pela Gerência de Saúde Bucal; e “Gestão da Informação Estratégica na APS: criação da Diretoria de Inteligência de Dados em Manaus” e “Implantação do módulo raio-X: estratégia para redução do tempo de espera no diagnóstico da tuberculose”, ambas apresentadas pelas equipes da Gerência de Inteligência de Dados da secretaria.

Encontros temáticos

Além das experiências exitosas desenvolvidas na saúde municipal, a Semsa marcou presença nos encontros temáticos do evento regional. No sábado, 6/9, o gerente técnico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), Eduardo Fernandes, apresentou a palestra “Experiência de Manaus na regulação e atendimento de pacientes na região metropolitana”, no encontro voltado à Atenção Especializada de Assistência à Saúde.

Também no sábado, a diretora da Escola de Saúde Pública (Esap) da Semsa Manaus, Karina Cerquinho, participou do encontro com foco em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, com a palestra “Escola de Saúde Pública Municipal: experiência de Manaus na formação de profissionais na rede SUS”.

No encontro dedicado ao e-SUS e Sistemas de Informação da Atenção Primária à Saúde, no domingo, 7/9, a diretora de Inteligência de Dados da Semsa, Sanay Pedrosa, falou sobre a “Experiência Piloto: e-SUS APS em Manaus”. O debate foi mediado pela secretária Shádia Fraxe e pela secretária municipal de Saúde de Tefé, Lecita Marreira.

A técnica da Diretoria de Atenção Especializada e Apoio Diagnóstico da Semsa, Mie Muroya Guimarães, destacou as “Práticas integrativas e uso de plantas medicinais e fitoterápicos no SUS”, no encontro voltado à Assistência Farmacêutica no SUS, na manhã desta segunda-feira, 8/9.

Evento

Ao longo de três dias, o 10º Congresso Norte Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde promoveu mesas-redondas, encontros temáticos, palestras, relatos de experiências e apresentações musicais e culturais no centro de convenções Vasco Vasques. O espaço também abrigou estandes institucionais, mostra de banners e feira de artesanato durante a programação.

Além do Amazonas, o congresso reuniu representantes de secretarias municipais do Ceará, Paraíba, Pará, Amapá, Pernambuco, Maranhão, Roraima, Tocantins, Bahia, Rondônia, Sergipe, Piauí, Acre, Alagoas e Rio Grande do Norte, bem como da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

O encontro foi organizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM), com parceria institucional do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

— — — 

Texto – Jony Clay Borges / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa


source

Share this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress