O deputado estadual Sinésio Campos (PT) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na manhã desta quarta-feira (11/2), para orientar a população sobre como ter acesso ao programa Gás do Povo, do Governo Federal. Segundo o parlamentar, o novo modelo garante mais transparência e elimina a necessidade de intermediação política para que as famílias recebam o benefício.
“O cidadão habilitado poderá se dirigir diretamente a uma revendedora autorizada e retirar a botija, sem atravessadores, sem precisar pedir favor a prefeito, vereador ou a qualquer político”, afirmou.
De acordo com o deputado, o programa foi estruturado para garantir que o acesso seja direto, digital e vinculado ao Cadastro Único (CadÚnico), priorizando famílias de baixa renda.
“O objetivo é assegurar dignidade. As famílias não vão mais precisar recorrer ao carvão ou à lenha por falta de condições de comprar o gás. O benefício chega de forma direta a quem realmente precisa”, ressaltou.
Para ter acesso ao benefício, é preciso ter renda familiar per capita mensal de até meio salário mínimo (atualmente R$ 810,50). O beneficiário poderá retirar o botijão diretamente em revendedores de gás autorizados, credenciados pelo programa.
A retirada do botijão pode ser feita de três formas: utilizando o Cartão Bancário do Bolsa Família (com chip); Cartão de Débito da Caixa Econômica Federal ou via CPF do beneficiário e código de validação no celular.
Após a verificação dos dados, o sistema libera a retirada do botijão, sem necessidade de pagamento.
Ao final do pronunciamento, Sinésio orientou a população a buscar informações apenas em canais oficiais e manter o Cadastro Único atualizado.
“Esse é um direito do povo. Não precisa favor, não precisa indicação política. Basta estar dentro dos critérios e procurar uma revendedora autorizada. O Gás do Povo é uma política pública para garantir dignidade às famílias brasileiras”, concluiu.












