A Prefeitura de Manaus ampliou a programação de entretenimento do parque Cidade da Criança, com a inclusão de novas atividades, como minigolfe, elástico, tênis de mesa e badminton, entre outras opções voltadas ao público infantil e às famílias. Administrado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), o espaço, localizado no bairro Aleixo, zona Centro-Sul, funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 9h às 18h.
Em ano de Copa do Mundo da FIFA, o parque também realizará a programação especial “Parque na Copa”. A iniciativa coincide com os 16 anos de fundação do espaço, reforçando o calendário comemorativo.
A filosofia de atuação do parque Cidade da Criança está estruturada em três eixos: o brincar e as experiências da infância; família e convivência; e meio ambiente. Além das atividades recreativas, o local oferece oficinas e projetos desenvolvidos de forma intersetorial pela Semed, em parceria com outras secretarias municipais e com a iniciativa privada.
Por estar sob a gestão da Semed, as atividades no parque são autodirigidas, incentivando a participação ativa das famílias. A proposta é que pais, responsáveis e crianças utilizem os materiais disponibilizados e desenvolvam as brincadeiras de forma autônoma, promovendo interação e convivência.
De acordo com o diretor do parque Cidade da Criança, Thiago Nogueira, a ampliação das atividades busca diversificar as opções e tornar o espaço ainda mais atrativo para todos os públicos.
“Disponibilizamos uma caixa de atividades com materiais emprestados para que os pais possam brincar com as crianças. Temos brincadeiras tradicionais, como elástico, corda e jogo de botão, além de modalidades esportivas adaptadas ao espaço do parque. Com a Copa do Mundo, incluímos novas opções, como taco e bolinha para a pista de minigolfe, além de raquetes e petecas para badminton e frescobol. A ideia é ampliar o envolvimento familiar e garantir que todos usufruam do espaço da melhor forma”, explicou.

Entre as principais ações do calendário anual do parque estão a Colônia de Férias, Bailinho de Carnaval, programação de Páscoa, Festival Folclórico, Dia das Crianças e Natal.
Serviço
O parque Cidade da Criança conta com teatrinho, anfiteatro, minivila (que passa por reestruturação para se tornar uma minicidade), biblioteca, fazendinha (em processo de adequação para funcionar como sala multifuncional, com a fazendinha sendo instalada em novo espaço), Forte Apache (que será transformado em observatório), orquidário (reestruturado para receber projeto ambiental), Casa do Tarzan (que será adaptada para a temática da casa do ribeirinho) labirinto e praça de alimentação.
O funcionamento ocorre de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 9h às 18h. As segundas-feiras, o parque permanece fechado para manutenção. A entrada é permitida apenas para crianças de até 12 anos, obrigatoriamente acompanhadas de seus responsáveis. Crianças não entram desacompanhadas, assim como adultos não podem acessar o espaço sem a presença de uma criança.
—- —– —–
Texto – Paulo Rogério/Semed
Fotos – Ulisson Santos/ Arquivo Semed













