Visita de Bolsonaro à Câmara termina em tumulto e deixa deputado Nikolas Ferreira ferido no rosto

Confusão durante saída do ex-presidente provoca correria, quebra de mesa e sangramento no parlamentar mineiro

Fala Amazonas

Um tumulto registrado durante a visita do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) à Câmara dos Deputados, nesta segunda-feira (21), resultou em ferimentos no deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). O parlamentar sofreu um corte abaixo do olho ao ser atingido acidentalmente por um microfone ou celular no momento da confusão. A assessoria confirmou que, apesar do sangramento intenso e de ter ficado tonto, Nikolas passa bem.

O episódio ocorreu na saída de uma reunião fechada entre Bolsonaro e parlamentares do Partido Liberal. A expectativa era de que o ex-presidente concedesse uma entrevista coletiva, o que acabou sendo cancelado após novas determinações do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que proibiu qualquer veiculação de suas falas nas redes sociais, inclusive por meio de terceiros.

Empurra-empurra, tornozeleira e tensão política

A cena se desenrolou em meio a uma tentativa de aproximação entre jornalistas, apoiadores e parlamentares, quando Bolsonaro deixava o local. O ambiente superlotado e o clima político tenso agravaram a situação. Durante o tumulto, uma mesa de vidro foi quebrada e, em vídeos compartilhados nas redes, é possível ver o momento em que a segurança tenta conter o avanço de pessoas próximas ao ex-presidente.

Em meio à confusão, Bolsonaro chegou a parar em uma escada e mostrou à imprensa a tornozeleira eletrônica que passou a usar desde sexta-feira (18), por decisão do STF. Ao falar rapidamente com jornalistas, classificou a medida como “covardia” e disse estar sendo vítima de perseguição política.

Medidas judiciais e repercussão

As medidas cautelares impostas a Bolsonaro incluem, além do uso de tornozeleira, o recolhimento domiciliar noturno, a proibição de uso de redes sociais (mesmo por terceiros) e a proibição de contato com diplomatas estrangeiros e investigados de seu entorno político. O STF considera que houve risco de fuga e de tentativa de obstrução da Justiça, no contexto das investigações sobre articulações golpistas.

A assessoria do deputado Nikolas Ferreira informou que ele foi atendido e passa bem. O parlamentar, conhecido por sua atuação alinhada a Bolsonaro, ainda não divulgou se pretende tomar providências em relação ao incidente.

Clima de tensão se espalha pelo Congresso

O episódio contribui para a escalada de tensão entre setores do Legislativo e do Judiciário. Parlamentares de oposição ao STF afirmam que vão questionar o alcance das medidas impostas a Bolsonaro, sobretudo no que diz respeito à liberdade de imprensa e expressão.

Enquanto isso, em diferentes regiões do país, incluindo o Amazonas, o episódio repercute entre os eleitores atentos aos desdobramentos do cenário político nacional. O que poderia ter sido um simples encontro partidário acabou se transformando em mais um símbolo do clima de instabilidade que envolve as instituições brasileiras.


Fala Amazonas – Jornalismo com responsabilidade, em defesa da informação.

Share this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress