Foto: Evandro Seixas/SES-AM
Nova estrutura digital vai integrar dados de assistência e vigilância, fortalecendo decisões na saúde pública estadual
Palavra-chave principal: Centro de Inteligência SUS Amazonas
Palavras-chave secundárias: Cieges-AM, saúde pública Amazonas, transformação digital SUS, SES-AM, gestão em saúde
Manaus – 19 de julho de 2025 | Fala Amazonas
O Governo do Amazonas deu um passo importante na modernização da saúde pública estadual com a implantação do Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão do SUS (Cieges-AM). A estrutura, lançada nesta sexta-feira (18) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), vai centralizar dados de assistência e vigilância em saúde em um único sistema integrado, promovendo agilidade, precisão e eficiência na tomada de decisões.
O novo centro está instalado na Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) e marca o Amazonas como o 12º estado brasileiro a integrar oficialmente a Rede Cieges, iniciativa nacional coordenada pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).
Gestão inteligente e conectada
Segundo a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, a estrutura permitirá uma gestão mais estratégica em um território tão diverso como o Amazonas:
“Temos uma rede de saúde ampla, que vai da atenção básica à alta complexidade, distribuída por uma geografia única. Integrar dados em um sistema inteligente é essencial para melhorar o atendimento em todas as regiões”, afirmou.
Com a integração de indicadores em tempo real, o Cieges-AM permitirá melhor planejamento de ações, respostas mais rápidas a emergências e maior eficiência na aplicação de recursos públicos.
Inovação a serviço da população
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destacou que antes da implantação, os dados eram processados em sistemas distintos, o que dificultava análises em conjunto.
“Agora teremos um ambiente único para integrar e analisar os indicadores de saúde. Isso beneficia toda a rede do Amazonas, inclusive nas áreas mais remotas”, explicou.
A proposta é que o novo centro sirva como base para apoiar decisões estratégicas, monitorar tendências de doenças, avaliar a eficácia de políticas públicas e prever necessidades futuras com base em evidências.
Encontro nacional destaca uso de IA e transformação digital no SUS
A inauguração do Cieges-AM ocorreu durante o 5º Encontro Nacional da Rede Cieges, sediado no Hospital Delphina Aziz, em Manaus. O evento reuniu representantes de 17 estados, além de instituições como o Ministério da Saúde, OPAS, UEA, UFAM, SEIDIGI, Sedecti, Sead e Cosems-AM.
Os temas centrais foram a transformação digital na saúde pública e o uso de inteligência artificial na gestão do SUS, tecnologias que começam a ganhar espaço na administração pública brasileira, especialmente em estados com desafios logísticos como o Amazonas.
Avanço estratégico para o presente e o futuro da saúde
A implantação do Cieges-AM é mais um passo no esforço estadual de modernizar e digitalizar a gestão pública da saúde. Ao centralizar informações e usar tecnologia como aliada, o Governo do Amazonas busca oferecer respostas mais rápidas, serviços mais eficientes e decisões amparadas por dados reais e atualizados — um avanço que beneficia tanto gestores quanto a população.
Fala Amazonas — tecnologia, saúde e desenvolvimento a serviço da sociedade.