A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FDT), sob a coordenação do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Envelhecimento em Manaus (Nepem), concluiu, nesta sexta-feira, 26/6, mais duas turmas do curso básico de Cuidador Comunitário de Pessoas Idosas, formando 26 moradores dos bairros Colônia Oliveira Machado, na zona Sul, e Compensa 1, na zona Oeste da capital. A iniciativa integra as ações da Prefeitura de Manaus voltadas à qualificação da população e ao fortalecimento da rede de proteção e cuidado com a pessoa idosa.
Com carga horária de 30 horas, a formação teve como objetivo orientar os alunos sobre os cuidados básicos com a pessoa idosa, promovendo conhecimentos relacionados ao processo de envelhecimento, à prevenção de agravos, à promoção da autonomia e ao fortalecimento de práticas de cuidado pautadas no respeito, na atenção e na valorização da pessoa idosa. Ao longo do curso, os participantes também receberam conteúdos teóricos e práticos que os preparam para atuar de forma responsável, humanizada e qualificada.
O diretor-presidente da FDT, Eduardo Lucas, ressaltou que a conclusão das turmas durante a campanha “Junho Violeta” reforça o compromisso da Prefeitura de Manaus com a conscientização e a proteção dos direitos da pessoa idosa.
“Encerrar essas turmas justamente durante o ‘Junho Violeta’ torna esse momento ainda mais significativo. Além de conscientizar a população sobre o combate à violência contra a pessoa idosa, estamos formando pessoas preparadas para oferecer um cuidado humanizado, respeitoso e consciente. A determinação do prefeito Renato Junior é ampliar cada vez mais esse trabalho nas comunidades, fortalecendo a rede de apoio e promovendo uma cultura de valorização e respeito à pessoa idosa em Manaus”, destacou.
A participante do curso, Djany Oliveira, de 32 anos, moradora do bairro Compensa, destacou a importância da qualificação para sua formação profissional.
“Participar deste curso foi uma experiência muito importante para mim. Aprendi bastante sobre os cuidados com a pessoa idosa e hoje me sinto mais preparada para atuar nessa área, que tem uma demanda crescente em Manaus. Essa oportunidade oferecida pela prefeitura nos qualifica, amplia nossos conhecimentos e nos deixa mais preparados para ingressar no mercado de trabalho e prestar um cuidado de qualidade”, afirmou.
Além de contribuir para a formação dos participantes, o curso fortalece a rede comunitária de apoio à pessoa idosa, incentivando práticas de cuidado, respeito e valorização dentro das comunidades.
A capacitação integra o calendário de cursos promovido pela Fundação Doutor Thomas, reafirmando o compromisso da Prefeitura de Manaus com a promoção da cidadania, da inclusão e da qualidade de vida da população idosa.
—– —– —–
Texto e fotos – Fábio Simões/FDT












