A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), iniciou, nesta segunda-feira, 22/6, uma importante frente de obras na avenida Rodrigo Otávio, no bairro Japiim, zona Sul da capital. A intervenção reúne serviços de recuperação da rede de drenagem profunda e manutenção asfáltica, com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana, prevenir alagamentos e garantir mais segurança para quem circula diariamente pela via.
A ação começou com a desobstrução de uma caixa coletora, realizada com o apoio de um caminhão hidrojato, permitindo a limpeza completa do sistema de drenagem. Durante a vistoria técnica, as equipes identificaram um grande acúmulo de resíduos descartados irregularmente, fator que comprometeu o funcionamento da tubulação e prejudicou o escoamento das águas pluviais.
Na sequência, os trabalhadores iniciaram a recuperação da rede de drenagem profunda com o auxílio de uma retroescavadeira para a escavação mecânica da área. A intervenção busca restabelecer a eficiência do sistema e reduzir riscos de alagamentos, erosões e outros transtornos causados durante períodos chuvosos.
De forma simultânea, outra frente da Seminf atua no trecho entre a avenida Rodrigo Otávio e a rua Pedrarias de Avilar com serviços de fresagem e recuperação asfáltica. Com o suporte de uma minifresadora, as equipes realizam a remoção do pavimento deteriorado para, em seguida, executar a aplicação da nova massa asfáltica, garantindo mais durabilidade e melhores condições de trafegabilidade.
O secretário municipal de Infraestrutura, Madson Rodrigues, destacou que a atuação integrada das equipes reforça o compromisso da gestão municipal com soluções efetivas para a cidade.
“Estamos levando infraestrutura com planejamento, responsabilidade e resposta rápida para a população. O prefeito Renato Junior nos orienta diariamente a manter equipes nas ruas, atuando de forma preventiva e eficiente para solucionar problemas que impactam diretamente a vida das pessoas. Recuperar a drenagem e o pavimento de uma avenida tão importante como a Rodrigo Otávio significa oferecer mais segurança, mobilidade e qualidade de vida para milhares de manauaras”, afirmou o secretário.
Moradora da região, a aposentada Maria de Fátima de Souza, de 68 anos, destacou a importância da obra para a comunidade.
“Nós só temos a agradecer à Prefeitura de Manaus por esse trabalho. Essa avenida é muito movimentada, então ver as equipes limpando os bueiros e recuperando o asfalto traz mais segurança e tranquilidade para todos nós”, ressaltou.
Com obras simultâneas em diferentes zonas da capital, a Prefeitura de Manaus reforça seu compromisso com a melhoria da infraestrutura urbana, promovendo serviços que geram impactos reais no dia a dia da população e contribuem para uma cidade mais segura, eficiente e preparada para o futuro.

— — —
Texto – Eduarda Lira/Seminf
Fotos – Luiz Felipe/Seminf











